Yeda Pieroni | Galeria de Arte André
Artista

Yeda Pieroni

Yeda Pieroni

Yeda Pieroni Jacob

Nasceu em 9 de dezembro de 1937, no Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo.

Em 1986 começou sua carreira como escultora. Freqüentou, durante um ano, um curso sobre técnicas de escultura, no Liceu de Artes Ofícios. Foram seus professores Hendrikus AntoniusReydon e Léo Tavella para esculturas de grande porte. Depois se seguiram outros cursos no próprio Liceu e na FAAP e exposições diversas.

Em 1987, fez no Liceu de Artes e Ofício, o curso de escultura com a professora Beatriz Correia da Silva e o curso de cerâmica, modelagem e esmaltação com o professor Ido Mezzeti. Participou da exposição Primeiro Salão da Mulher na ACM, tendo recebido medalha de prata.

Em 1988 fez outros dois cursos de escultura, um com professor Antônio Santos Lopes e outro na Fundação Armando Álvares Penteado, com o professor Rafael Castilho.

Em 1990 participa do “Núcleo Arte e Cultura Nova Era” onde obtém medalha de bronze. Nesse mesmo ano recebe o primeiro prêmio em escultura na Exposição comemorativa dos 117 anos do “Liceu de Artes e Ofícios”.

O grande incentivo, porém, veio do escultor italiano radicado no Brasil, Franco de Renzis, que se dispôs a orientá-la e ajudá-la em seu trabalho. Freqüentou durante um ano, o atelier do escultor em Itapecirica da Serra. Ele exigiu muita dedicação da sua parte.

Em casa trabalha na cera com obras pequenas e médias. Na fundição onde divide atelier com duas amigas, trabalha obras de maior porte.

Suas obras começaram a ser expostas em agosto de 1994, na Galeria de Arte André.

Em 1997 faz sua primeira exposição individual na Galeria de Arte André em São Paulo.

Yeda Pieroni
Quero receber novidades
Preencha o campo Nome e Sobrenome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.