A versátil produção de Vasco Prado

Publicado em:

A figura de Vasco Prado (1914-1998) tem um marcado destaque regionalista, mas a produção plástica em distintas linguagens o torna um artista que supera quem o encara apenas como um cronista gaúcho. Por exemplo, a sua faceta como gravurista é bastante importante, quando ele funda em 1950 o Clube da Gravura de Porto Alegre, que vem a ser paradigmático nesse formato em outras cidades brasileiras. Ao lado dele na empreitada, outro nome consagrado na arte brasileira, o de Carlos Scliar (1920-2001), é fundamental.

 

 

"Encontrei em Porto Alegre um grupo ativo de artistas e intelectuais conceituados, desejosos de criar uma publicação que refletisse nossas ideias"

 

Por conta da exposição Os Clubes da Gravura do Brasil, realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1994, Scliar, que assina o texto crítico, relembra: "Encontrei em Porto Alegre um grupo ativo de artistas e intelectuais conceituados, desejosos de criar uma publicação que refletisse nossas ideias". E Emanoel Araújo, diretor da instituição paulistana, avalia sua importância: "Seu começo em Porto Alegre, depois Bagé, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro e Recife fizeram da linguagem gráfica da gravura um dizer político com tradição de uma expressão popular. Ganhou as ruas, publicações, galerias, museus no afã de mostrar o próprio destino da arte da gravura, a de ser a mais democrática das formas de expressão plástica". No ano da mostra em SP, Scliar e Glênio Bianchetti (1928-2014), outro artista parceiro nos anos primeiros do clube na capital do Rio Grande do Sul, doaram representativo recorte do suporte para a Pinacoteca.

 

 

Vasco Prado também tem no tridimensional uma importante parte de sua produção. Faz desde paineis de alumínio, como Epopeia Farroupilha, ganhador de concurso em 1972 e colocado na Assembleia Legislativa do RS, onde hoje pode ser visto, até peças 'de câmara' como peças de terracota e madeira. A Galeria de Arte André tem no seu acervo com regularidade trabalhos do artista - e alguns de seus contemporâneos, como Scliar.

Fotos


Compartilhe


Obras Relacionadas

Obras vistas recentemente