EUA endurecem legislação contra lavagem de dinheiro via arte

Publicado em:

(Foto: Reprodução/CNN)

 

"Bilhões de dólares em obras de arte mudam de mãos a cada ano com pouco ou nenhum escrutínio. Os compradores normalmente não têm a mínima ideia de onde vem a obra que estão adquirindo. E os vendedores também ignoram para quem vai a obra vendida"

 

Reportagem do New York Times assinada por Graham Bowley e publicada em junho passado indica que o governo federal dos EUA está fechando o cerco contra a lavagem de dinheiro via mercado de arte. "Bilhões de dólares em obras de arte mudam de mãos a cada ano com pouco ou nenhum escrutínio. Os compradores normalmente não têm a mínima ideia de onde vem a obra que estão adquirindo. E os vendedores também ignoram para quem vai a obra vendida", resume o jornalista no texto, traduzido e publicado n o Brasil por Folha de S.Paulo e Estadão.

 

Max Loeffler/  Reprodução New York Times

O caso Ronald Belciano, traficante de drogas da Filadélfia que tinha cerca de 50 peças de arte, incluindo Dalí e Picasso, num armazém de sua propriedade que foi alvo de confisco pelas autoridades, ajudou a acelerar o trâmite de legislações menos brandas nesse mercado.

 

"Marchands e casas de leilão hoje devem determinar a identidade dos seus clientes e checar a fonte dos seus recursos financeiros"

 

"Em janeiro, o Congresso americano ampliou as regras federais sobre a lavagem de dinheiro, feitas para fiscalizar o setor bancário, para os marchands de antiguidades. E agora ficou estabelecido que o Departamento do Tesouro deve se juntar a outras agências para analisar se regulamentos mais rigorosos devem ser impostos também para o mercado de arte em geral. A iniciativa acompanha leis adotadas recentemente na Europa, onde marchands e casas de leilão hoje devem determinar a identidade dos seus clientes e checar a fonte dos seus recursos financeiros", informa o texto.

Fontes:

https://www.nytimes.com/2021/06/19/arts/design/money-laundering-art-market.html

https://cultura.estadao.com.br/noticias/artes,eua-estudam-levantar-o-veu-das-vendas-de-obras-de-arte-para-coibir-lavagem-de-dinheiro,70003771891

Fotos


Compartilhe