Retrato ontem e hoje I

Publicado em:

Com o surgimento da fotografia, o retrato, assim como outros gêneros da pintura, deixou de ter a obrigação do registro da realidade. Assim, pôde se abrir para uma valorização da subjetividade e uma multiplicidade de leituras, abordagens e conteúdos, em especial na era da visualidade contemporânea.

 

Maria 10, 2013, Adriana Duque

 

Nesse sentido, a obra da artista colombiana Adriana Duque fica no limiar entre a fotografia e a pintura. Sua pesquisa tem como um dos eixos temáticos a representação de crianças em cenas apuradamente construídas. Os elementos trazidos por Duque remetem à atmosfera de sobriedade e nobreza característica da pintura retratual renascentista dos séculos XIV a XVI na Europa. 
Como elemento que traz o modo de arrumar o cabelo de Isabel de Portugal realizada por Ticiano (1548) , desta vez temos fones de ouvido, lembrando a nossa atualidade. Tiaras e coroas, além da rica vestimenta, colocam as crianças num lugar de majestade.

 

Tereza de Portugal, 1548, Ticiano
 

Carcinoma, 1976, Octávio Araújo


No acervo e na história da Galeria de Arte André, diversos artistas consagrados assinaram exímios retratos. Um deles é Octávio Araújo (1926-2015), em telas como Carcinoma (1976). Em tom marcadamente surrealista, as mulheres retratadas por Araújo jamais figuram sem uma quantidade de objetos, esparsos e flutuantes, que dizem sobre uma outra cena, certamente inconsciente, da psique da mulher - crenças, traumas, memórias, espiritualidade, sonhos e desejos.

 

Retrato inventado, 1988, Octávio Araújo, (Obra disponível no Acervo Galeria André)

 

 

Pitonisia 1975, Octávio Araújo

 

 

 

Fotos


Compartilhe

Preencha suas informações abaixo para entrar em contato com nossos consultores.

Galeria de Arte André
Cadastre-se e receba notícias em primeira mão