Principal monumento de Brecheret faz 70 anos

Publicado em:

 

O aniversário da cidade de São Paulo, a ser comemorado no próximo 25 de janeiro, marca os 70 anos de uma das principais obras públicas da metrópole. O Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret (1894-1955), foi inaugurado na data emblemática, em 1953, como um dos marcos do conjunto do parque Ibirapuera - que, efetivamente, iria ser oficialmente entregue à população no ano seguinte, marcando, assim, a efeméride do Quarto Centenário de SP.

Um dos trabalhos de mais relevo dentro do corpus de obra de um dos mais importantes escultores do país, teve seus primeiros estudos entre o final dos anos 1910 e o início da década seguinte. Da concepção à instalação, é bastante perceptível como a peça foi se modificando desde as primeiras ideias. Na histórica exposição retrospectiva que a Galeria de Arte André exibiu no primeiro semestre de 2022, Brecheret, 1922-2022 - Nos Passos da Modernidade, uma das peças imperdíveis era justamente o estudo do monumento, em bronze, datado de 1919. O estande da André na SP Arte também mostrou a peça, que se converteu em visita das mais celebradas na feira (localizada no Pavilhão da Bienal, dentro do Ibirapuera).

33
Monumento, esboço - Victor Brecheret

 

Numa mescla entre o estilo eclético e o ideário das elites paulistas para exaltar a pujança econômica do Estado, o esboço da escultura possui uma imagem da Vitória numa das pontas, uma embarcação de grande monta dentro dessa configuração e um rebanho como que a puxar todo o conjunto, na outra extremidade. Medindo 45 cm x 180 cm x 26 cm, não tem a representação dos povos constituintes da identidade brasileira, nem a figura equestre.
 

Monumento_a_las_Banderas,_São_Paulo,_Brasil
Monumento às Bandeiras (Parque do Ibirapuera)

 

“Colossal bloco de granito com 37 figuras (...), é tipicamente nosso este monumento que se alteia nos seus dez metros de altura por 16 de largura e 50 de comprimento à soleira do parque Ibirapuera. (...) Não existe no país obra mais significativa do que esta, erguida no coração de São Paulo, com o fim de perpetuar em pedra a arrancada das Monções”, sublinha o texto de A Gazeta, em 9 de janeiro de 1953 (reproduzido em Notícias de Brecheret, de Sandra Brecheret Pellegrini, filha do autor).

A André também possui em seu acervo uma maquete mais recente, da década de 1950, em resina, a medir 12 cm x 59 cm x 11 cm.

86523_brecheret_monumento_as_bandeiras_12 x 59 x 11 cm_grande
Maquete Monumento às Bandeiras - Victor Brecheret

 

Fontes:

 

PELLEGRINI, Sandra Brecheret (org.). Notícias de Brecheret. Fundação Escultor Victor Brecheret, São Paulo, 2000, p. 113

https://artebrasileiros.com.br/opiniao/conversa-de-barr/monumento-as-bandeiras-de-brecheret-o-passado-presente/

 

Fotos


Compartilhe

Galeria de Arte André
Cadastre-se e receba notícias em primeira mão