Tela de Van Gogh é vandalizada em Londres

Publicado em:

 

   Anna Holland, 20 anos, e Phoebe Plummer, 21 anos, ativistas do grupo Just Stop Oil, jogaram sopa de tomate na obra-prima Girassóis (1888), de Van Gogh (1853-1890). O ato de vandalismo ocorreu em 14 de outubro na sala da National Gallery, um dos principais museus do mundo, em Londres. A pintura tem valor estimado em 84 milhões de libras (cerca de R$ 506 milhões). A reivindicação das duas jovens foi a interrupção de novos projetos de óleo e gás no Reino Unido.

2nd
Ativistas da Just Stop Oil na National Gallery - Foto: Just Stop Oil / AFP

   Após passarem por audiência, Holland e Plummer foram liberadas depois de pagarem fiança. Houve pequenos danos na moldura do trabalho, mas sua superfície nada sofreu, já que é protegida por vidro. Em julho, no mesmo museu, dois outros manifestantes da Just Stop Oil grudaram suas mãos nas bordas da pintura The Hay Wain (1821), de Constable (1776-1837).

gira
 "Girassóis", de Vincent Van Gogh exposto na National Gallery de Londres
   Em julho deste ano, houve protestos liderados por integrantes da Ultima Generazione, grupo com motivações similares a dos britânicos. Numa ação, colaram-se em Primavera (c. 1480), de Botticelli (1445-1510), em Uffizi, museu que conta com numerosas obras-primas da Renascença, em Florença. Em Milão, o foco recaiu sobre Formas Únicas de Continuidade no Espaço (1913), de Boccioni (1882-1916), no Museo del Novecento. O escultor foi um dos principais nomes do futurismo e há uma versão dessa peça no MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo).

 

 

Fotos


Compartilhe

Galeria de Arte André
Cadastre-se e receba notícias em primeira mão