A arte da gravura | Galeria de Arte André
07/07/2020

A arte da gravura

É a arte de gravação em uma superfície através da transferência de imagens e destinada à reprodução em série. Em geral o processo é acompanhado pelo artista que controla a tiragem e a matriz é descartada depois do processo. Por ser numerada e assinada tem valor artístico.

Existem muitas técnicas de gravura, porém as mais conhecidas são xilogravura, serigrafia e litografia. Cada técnica permite diferentes meios reprodução e de criação artística. A serigrafia é amplamente utilizada para a reprodução de obras de arte. 

A serigrafia é produzida uma tela de tecido fino, que ganha formas vazadas com o desenho feito previamente em papel, é neste espaço vazado que a tinta passa e permite a impressão. utilizando-se uma matriz para cada cor. A opção pela gravura consiste em adquirir uma obra de qualidade artística e durabilidade por um valor bem mais acessível.  

Para o curador Marcus Lontra, a disciplina e os compromissos com o ensino que acompanham a técnica da gravura fazem dela um verdadeiro celeiro de propostas conceituais e pesquisas estéticas algumas vezes desprezadas pelo olhar apressado. "A gravura é uma técnica intimista que exige tempo e dedicação; a beleza de suas imagens revela-se lentamente, como um pequeno universo que aos poucos nos invade e seduz." diz Lontra.

Muitas das gravuras da Galeria de Arte André foram produzidas na década de 90, através de um processo rigoroso de qualidade acompanhado pelo Sr. André Blau juntamente com os artistas, como é o caso das gravuras de Sônia Menna Barreto. A artista sempre foi muito exigente com o resultado, no caso dela as gravuras passavam por muitos testes e chegavam a uma variação de até 200 cores.

Grand canal, 1995, Sonia Menna Barreto, 35 X 50, Gravura em papel

Outra série de gravuras históricas é a de Carlos Scliar, produzidas no início da década de 90, editadas exclusivamente para a galeria, com as tradicionais composições pictóricas dos objetos domésticos com traço geométrico cubista.

As gravuras de Aldemir Martins, também são da década de 90, uma seleção de figuras, paisagens e abstratas, algumas com a suas temáticas bem características que já conhecemos das telas. Gravuras com temáticas brasileiras variadas de Carybé também estão disponíveis.

Bate-papo, década de 90, Carybé, gravura em papel

 

Castiçal e etc..., 1988 de Carlos Scliar, 60X80 cm, gravura em papel algodão

Outro artista histórico da Galeria André que terá gravuras à venda na loja virtual é Inos Corradin, com duas peças únicas da década de 70, e as demais são lançamentos deste ano, a partir de desenhos especiais para tiragem em gravura. Fulvio Pennacchi e Otávio Araújo também serão as novidades chegando na galeria na próxima semana.  

Estas obras estão agora à venda na loja de gravuras on-line a qual os clientes podem adquirir as obras e recebê-las em casa. Para obter mais informações também é possível entrar em contato via whatsapp, ou vir até a galeria escolher as obras presencialmente.

 

 

Quero receber novidades
Preencha o campo Nome e Sobrenome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.