O equilibrista descansa contemplando o mar... - Inos Corradin

Com cerca de 100 obras, algumas delas inéditas, artista apresenta pinturas, esculturas, gravuras e desenhos originais em exposição com curadoria de Octavio Guastini e Maria Alice Milliet

 

inos10737_a lua e as ondas_80x100_b

A lua e as ondas - óleo sobre tela - década de 1990

 

A Galeria de Arte André abre, no dia 26 de agosto, sábado, a exposição O equilibrista descansa contemplando o mar..., do artista Inos Corradin. Com curadoria de Octavio Guastini e Maria Alice Milliet, a exposição traz cerca de 100 obras, entre desenhos, esculturas e pinturas do artista, além de um espaço especial com obras históricas e numeroso material iconográfico. Ele apresenta também pinturas e gravuras expostas somente no exterior, nunca vistas no Brasil, além de esculturas inéditas. Todos os trabalhos representam as diversas fases da obra do artista.

 

O ítalo-brasileiro de 94 anos estará presente na abertura da exposição, que traz esculturas recentes e inéditas, feitas em bronze e resina, além de desenhos originais feitos à mão. “Há uma história que diz que Inos pintava os desenhos na véspera da pintura dos quadros. Somente no dia seguinte se dedicava ao quadro a partir do desenho pintado à mão no dia anterior”, conta o curador Octavio Guastini. Ele, junto a Maria Alice Milliet, divide a curadoria da exposição, e ela também assina a curadoria de um espaço dedicado às obras históricas.

 

Corradin tem uma longa parceria com a Galeria de Arte André. André Blau, fundador da galeria há 65 anos atrás, foi um de seus ‘marchands’ e o incentivou a ir para a Itália, inclusive financiando uma de suas viagens. O artista já expos oito vezes na galeria, a última delas em 2015, intitulada “62 anos de arte”. É o único artista vivo que trabalha com a Galeria de Arte André desde o início.

“A pintura de Inos Corradin é uma dádiva, feita de infância e de magia, com uma luz e uma sombra que nos envolvem e nos fazem sonhar. São telas diante das quais ficamos com vontade de nos deter, presos à beleza obtida pelo conhecimento e pela experiência de vida”, escreve Jorge Amado (1912-2001) em catálogo de individual na André do ano de 1982. “As matérias misteriosas com que o pintor cria o mundo real e mágico nos envolvem e enleiam, nos fascinam.” Além de Jorge Amado, outros grandes nomes da cultura brasileira já escreveram para as mostras de Inos na galeria, como Carybé (1911-1997), Walmir Ayala (1933-1991) e Wilson Rocha (1921-2005).

Além das esculturas exclusivas feitas para a exposição, há trabalhos emblemáticos do artista, como “O arlequim”, “A banhista”, “Malabarista” e “São Francisco”. Artista autoditada, Inos, como descreve Maria Alice Milliet em seu texto de abertura, “não teve escola, não frequentou academia de arte, aprendeu folheando fascículos sobre história da arte publicados na Itália no pós-guerra. O domínio do métier veio com a prática”.

 

“Vale notar que as circunferências ou bolas que os equilibristas manipulam com destreza são sempre amarelas, verdes, brancas ou vermelhas, cores nacionais do Brasil e da Itália, as duas pátrias de Inos Corradin”, finaliza Maria Alice Milliet.

 

Sobre Inos Corradin

Nasceu em Vogogna, Itália, em 1929. Vive e trabalha em Jundiaí, SP.
Estudou pintura como o professor Tardivello. Colaborou com o pintor Pendin na execução de um mural alusivo aos mártires da resistência italiana, em Castelbaldo, Padova, Itália. Em 1950 chegou ao Brasil, em Jundiaí, e três anos depois foi para Salvador, na Bahia, com o pintor Trinidade Leal. Conheceu o grupo artístico baiano da época Marie Cravo Junior, Rubens Valentin, Aguinaldo dos Santos, Carybé, Raimundo de Oliveira, Pancetti, Dorival Caimmi, Jenner Augusto, Wilson Rocha e Mirabeau. Ganhou os prêmios II Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo (1952), Prêmio Internacional Paris Sud, Paris – França (1975) e Prêmio Quadrivio de Pintura, Itália (1979). Tem exposições realizadas na Galeria Oxumaré, Salvador – Bahia, na Galeria D’Hautbarr, Nova York - Estados Unidos, na Galeria Debret, Paris – França, na Galeria de Arte André, São Paulo, na Galeria Steigen-Berger, Berlim – Alemanha e participou do Salão Internacional Paris Sud, Paris - França. Em 2017, o artista foi tema do samba enredo da escola de samba X9 Paulistana, com o título “Vim, vi e venci, a saga artística de um semideus”, feito que muito o orgulha.

 

Sobre a Galeria de Arte André

Com 64 anos de atuação no circuito das artes, a Galeria de Arte André foi fundada em 1959 pelo romeno André Blau.  É considerada a maior galeria de arte da América Latina, tendo se tornado uma referência no mercado de arte brasileira. Atualmente dirigida por Juliana Blau, a casa ajudou a forjar o mercado de arte no Brasil e passou por diversos endereços até se consolidar na Rua Estados Unidos, entre a Avenida Rebouças e a Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

 

Conhecida pelo seu acervo de esculturas e obras de artistas como Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Carlos Araujo, Carlos Scliar, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Di Cavalcanti, Frans Krajcberg, Guignard, Hector Carybé, Manabu Mabe, Orlando Teruz, Roberto Burle Marx, Sonia Ebling e Tomie Ohtake, entre muitos outros, a casa oferece ao público exposições periódicas e projetos educacionais e culturais.

 

Oferece um calendário de exposições ao longo do ano, tendo diversos projetos curatoriais com artistas da casa e que fizeram parte da história e de seu acervo. Além disso, tem o projeto Multimuros, atualmente com uma obra de arte pública na fachada da galeria, localizada na Avenida Rebouças, assinada pela artista indígena Tamikuã Tixihi. Ainda em 2023, a galeria apresentará exposições do artista Cássio Lázaro.

 

Acesse o nosso catálogo virtual aqui!

 

A galeria também dispõe de uma loja virtual com obras de arte a preços acessíveis no link www.galeriandre.com.br/loja-virtual. Também mantém um blog com notícias e análises do mundo da arte, em www.galeriandre.com.br/blog.

 

Serviço

Abertura da exposição O equilibrista descansa contemplando o mar... , de Inos Corradin

Dia 26 de agosto, sábado, das 11h às 15h

Curadoria: Octavio Guastini e Maria Alice Milliet

Período expositivo: de 26 de agosto a 23 de outubro de 2023

 

Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 9h às 19h

Sábados das 10h às 14h

 

Galeria de Arte André

Rua Estados Unidos, 2.280

Jardim Paulistano

01427-002 – São Paulo – SP

(11) 3081-9697 / 3081-3972 / 3063-0427

www.galeriaandre.com.br

 

Assessoria de imprensa Galeria André

Buriti Comunicação

Paula Corrêa | [email protected] | 11 9 8339-4867

www.buriticomunicacao.com

Fotos


Compartilhe

Galeria de Arte André
Cadastre-se e receba notícias em primeira mão