Tapeçaria oriental | Galeria de Arte André
26/05/2020

Tapeçaria oriental

Tapetes orientais são produzidos em países asiáticos como Irã, China, Índia, Rússia, Turquia, Afeganistão, Paquistão e outros. São popularmente chamados de tapetes persas pela tradição da produção iraniana, região da antiga Pérsia.

Possuem uma enorme variedade de design, cor, tamanho e trama. Cada tapete produzido tem um desenho singular por isso é considerado uma obra de arte. Os tapetes usualmente levavam o nome da vila, cidade ou distrito onde são tecidos ou colecionados, ou pela tribo caso de tecelões nômades.

O primeiro tapete de que se tem evidência tem cerca de 2500 anos, o tapete Pazyryk, encontrado na Sibéria, produzido no período Aquemênida. Inicialmente utilizados para proteger do frio, posteriormente como tapete e a partir do século XVI adquiriu status de obra de arte. 

Por ser um artigo milenar, possui uma vasta tradição ligada aos costumes  de distintos períodos e regiões. Atualmente a tradição dos desenhos tem uma rica simbologia de cores, formatos e desenhos, que iremos explorar nas próximas publicações. 

A reconstituição dos tapetes antigos é um trabalho árduo dos arqueólogos, pois eram produzidos com algodão e seda, que deterioram ao longo dos séculos.

Sabemos da chegada dos tapetes orientais na Europa no Sec.XV a partir das pinturas de Jan Van Eick, Séc.XVI por Anthony Van Dick e Peter Paul Rubens.

Os tapetes orientais se tornaram referência pela qualidade e beleza, mas também são signos de história, arte e cultura milenar. Concedem tradição, luxo e requinte aos ambientes.

A Galeria de Arte André tem uma longa tradição dos tapetes orientais desde os primeiros anos, quando a galeria ainda funcionava na Av. Vieira de Carvalho, na época a maioria das galerias também trabalhavam com mobiliário e tapeçaria. A Galeria de arte André seguiu com perfil informal e espontâneo em harmonia com o gosto dos clientes, acompanhando o desenvolvimento econômico e cultural de São Paulo e a demanda de objetos de arte para atender uma sociedade com gosto cada vez mais sofisticado.

Conheça algumas das peças de nossa coleção, clique aqui.

 

KIRMAN-SHA 
área/m2: 2,2 
Origem : India
1,22x1,84m

 

 

GHUM

área/m2: 1,72

Origem : Irã

1,09x1,54m

 

NAIM

área/m2: 2,12 origem: IRAN

Origem : Irã

1,08x1,93m

 

Fontes de pesquisa: 

www.abc-oriental-rug.com

www.antigopersa.com.br

www.sheffieldfurniture.com

 

 

Quero receber novidades
Preencha o campo Nome e Sobrenome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.