Dez Filmes Para Quem Ama Artes Visuais

Publicado em:

Acima: Frame de "Com amor, Van Gogh" (2017) (Foto: Reprodução)

 

Os filmes sobre arte se confundem com as histórias e vidas dos artistas que participaram dos movimentos, criaram novos padrões e revolucionaram seu tempo.

 

A biografia dos artistas e as narrativas em torno das obras sempre foram um terreno fecundo para o cinema. Confira abaixo uma lista com dez filmes que trazem as artes visuais como pano de fundo. Todos os longas estão disponíveis em plataformas de streaming ou para aluguel online; escolha seu favorito e aproveite!

"Gauguin – Viagem ao Taiti" (2018) / 1h40min - Direção de Edouard Deluc, com Vincent Cassel, Tuheï Adams e Malik Zidi

Gauguin – Viagem ao Taiti (2018)

Em 1891, o artista Paul Gauguin decide, por conta própria, ir para o exílio no Taiti. Lá, ele espera reencontrar uma pintura mais livre, longe dos códigos morais, políticos e estéticos da Europa. Acaba, no entanto, se afundando na selva, enfrentando a solidão, a pobreza e a doença. É lá também que ele conhece Tehura, com quem se casa e em quem se inspira para construir algumas de suas principais pinturas. O filme não é exatamente uma biografia, mas representa bem essa imersão do artista na Polinésia, e como o modo de vida nativo impacta sua produção. A fotografia do longa, com algumas das mais belas paisagens do Taiti, é um espetáculo à parte.

Streaming: Telecine Play
Alugar ou comprar: Apple iTunesGoogle PlayLooke ou Youtube

 

"The Square – A arte da discórdia" (2017) / 2h25min - Direção de Ruben Östlund, com Claes Bang, Elisabeth Moss e Dominic West

The Square – A arte da discórdia (2017)

Grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2017, o filme conta a história de Christian, um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao museu que dirige em Estocolmo. Dentre as tentativas, ele contrata uma empresa de relações públicas para promover uma nova instalação. Porém, após ter o celular roubado, Christian perde o controle de seu trabalho, de sua vida, e acaba provocando situações drásticas capazes de colocar em jogo seus princípios. O filme discute questões como o que é arte contemporânea e como um museu de grande porte se relaciona com seus apoiadores e o público.

Streaming: Telecine Play
Alugar ou comprar: Apple iTunesGoogle Play ou YouTube

 

"Com amor, Van Gogh" (2017) / 1h35min - Direção de Dorota Kobiela e Hugh Welchman, com Douglas Booth, Chris O'Dowd e Saoirse Ronan

Com amor, Van Gogh (2017)

Indicado na categoria de Melhor Filme de Animação no Oscar 2018, o longa acompanha a jornada de Armand Roulin, filho de Joseph Roulin, carteiro e amigo de Vicent Van Gogh. Um ano após o suicídio do pintor, pai e filho encontram uma carta enviada por Van Gogh ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Incentivado a entregar a correspondência, Armand parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do pintor falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram o artista, no intuito de decifrar se ele realmente se matou. Apontado como o primeiro filme inteiramente colorido em tinta a óleo – foram necessários mais de cem artistas, 65 mil frames em pintura e seis anos para o filme ficar pronto –, a animação é uma verdadeira declaração de amor ao trabalho do holandês.

Streaming: Netflix
Alugar ou comprar: Apple iTunes, Google PlayLookeMicrosoft ou YouTube

 

"Rodin" (2017) / 2h - Direção de Jacques Doillon, com Vincent Lindon, Izïa Higelin e Séverine Caneele

Rodin (2017)

Em 1880, o escultor Auguste Rodin já é bastante conhecido, mas nunca conseguiu nenhuma encomenda do Estado. Esta oportunidade chega aos quarenta anos de idade, com a escultura “La Porte de l’Enfer”. Enquanto trabalha, ao lado da esposa Rose Beuret, ele se apaixona por sua aprendiz mais talentosa, Camille Claudel, que se torna sua amante. Quando o relacionamento escondido acaba, Rodin muda radicalmente a forma de seus trabalhos. Nesta cinebiografia, é possível ver a rigidez com que o artista, considerado o pai da escultura moderna, encarava seu trabalho e sua vida.

Alugar ou comprar: Apple iTunesGoogle PlayLooke ou Youtube

 

"A dama dourada" (2015) / 1h50min - Direção de Simon Curtis, com Helen Mirren, Ryan Reynolds e Daniel Brühl

A dama dourada (2015)

Maria Altmann é uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro “Woman in Gold”, de Gustav Klimt – retrato de sua tia, Adele Bloch-Bauer, roubado pelos nazistas durante a ocupação na Áustria. Ela conta com a ajuda de um jovem advogado norte-americano, inexperiente e idealista, e com um jornalista austríaco. Inspirado em fatos reais, o filme não entra propriamente na vida do artista ou no processo de produção da pintura, mas discute a importância de uma obra de arte na história, assim como temas sobre patrimônio e memória.

Alugar ou comprar: Apple iTunesGoogle Play ou Youtube

 

"Grandes olhos" (2014) / 1h46min Direção de Tim Burton, com Amy Adams, Christoph Waltz e Danny Huston

Grandes olhos (2014)

Margaret Ulbrich é uma pintora insegura, mãe solteira, até descobrir o carismático Walter Keane e se casar. Ela cria obras populares de crianças com grandes olhos, mas Walter passa a assumir publicamente a autoria das obras, com a conivência da esposa. Dez anos mais tarde, ela decide processá-lo na justiça para retomar o direito de seus próprios quadros. Mas como todos teriam acreditado nessa farsa durante tanto tempo? Por que Margaret teria se deixado levar pelo esquema? Estas são algumas das questões levantadas pela história.

Streaming: Netflix

 

"Mr. Turner" (2014) / 2h30min - Direção de Mike Leigh, com Timothy Spall, Paul Jesson e Dorothy Atkinson

Mr. Turner (2014)

J.M.W. Turner é um pintor inglês impressionista. O artista é fascinado pelas luzes e pelo efeito da iluminação no mar, nas cidades, nas construções e nas paisagens. Turner é o pai solteiro de duas filhas. Em um período triste de sua vida, ele conhece uma mulher incrível, por quem se apaixona. O rigor estético do trabalho do artista fica claro nos planos e na narrativa criada por Mike Leigh. Em alguns momentos, o espectador é convidado a apreciar as obras de Turner, não a partir de suas pinturas diretamente, mas através da fotografia do longa, que tenta recriar as luzes e formas presentes na produção de Turner. O longa foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2014.

Alugar ou comprar: Apple iTunes, Google Play ou Youtube

 

"O melhor lance" (2013) / 2h11min - Direção de Giuseppe Tornatore, com Geoffrey Rush, Jim Sturgess e Sylvia Hoeks

O melhor lance (2013)

Em um mundo de leilões de arte e antiguidades, Virgil Oldman é um velho e estimado, porém excêntrico gênio especializado em arte, conhecido e apreciado por todos. Oldman é contratado por uma jovem herdeira solitária, Claire Ibbetson, para leiloar sua extensa coleção de arte e antiguidades deixada por seus pais. Com ajuda de um amigo, ele restaura e remonta estranhas partes mecânicas encontradas entre os pertences de Claire, enquanto aprende a lidar com os sentimentos que nutre por ela. O filme utiliza as obras de arte para apresentar uma intensa mistura entre romance e suspense.

Streaming: Amazon Prime
Alugar ou comprar: Looke

 

"Renoir" (2012) / 1h52min - Direção de Gilles Bourdos, com Michel Bouquet, Christa Théret e Vincent Rottiers

Renoir (2012)

Pierre-Auguste Renoir é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean, que luta na Primeira Guerra Mundial. Eis que surge em sua vida Andrée, uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa. Quando Jean retorna à casa do pai para se recuperar de um grave ferimento na perna, ele se envolve com Andrée e a torna também sua musa, mas de um sonho ainda distante: o de fazer cinema. Quem aprecia o trabalho do pintor poderá reconhecer nas cenas diversos elementos de sua famosa produção.

Alugar ou comprar: Apple iTunesGoogle PlayLooke ou YouTube

 

"Frida" (2002) / 2h - Direção de Julie Taymor, com Salma Hayek, Alfred Molina e Geoffrey Rush

Frida (2002)

Indicado ao Oscar em seis categorias, o filme conta a história de Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ela teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky. O longa destaca alguns dos principais acontecimentos em sua vida, que lhe geraram inspiração para os tantos autorretratos que produziu.

Streaming: Netflix
Alugar ou comprar: Google PlayLooke ou YouTube

 

Fontes:

SP-Arte

https://www.sp-arte.com/editorial/dez-filmes-para-quem-ama-artes-visuais/

Laarte

https://laart.art.br/blog/filmes-sobre-arte/

 

Fotos


Compartilhe

Galeria de Arte André
Cadastre-se e receba notícias em primeira mão