Obras de arte no ambiente de trabalho | Galeria de Arte André
03/06/2020

Obras de arte no ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho, seja ele em um escritório ou no home office, tem sido um ponto de destaque na atualidade. Sem eventos, festas, viagens e restaurantes, estamos nos voltando para dentro, para o trabalho e para aprimoramento de nossos conhecimentos. As obras de arte e elementos de decoração trazem beleza, conforto e personalidade para o dia-a-dia. Para trazer novas inspirações entrevistamos a arquiteta Ieda Korman.

 

GA - Como usar obras de arte em escritórios?

Ieda Korman - Em ambientes corporativos o ideal é utilizar obras de arte que não se confundam com o ambiente nas salas de trabalho.

Já na recepção, esculturas e quadros modernos com cor serão bem vindos trazendo  personalidade ao escritório.

 

GA - Como pensar a obra na parede, espaços em branco?

Ieda Korman - Isso é muito relativo. Se você pensa no branco na obra de arte, muitas vezes um quadro totalmente branco em uma parede branca dá um destaque e personalidade muito maior do que uma obra de arte colorida.

Gosto muito de composições que tenham a mesma linguagem agregados a objetos ou coleções em uma mesma parede. Isso faz com que ela tenha mais personalidade.

 

GA - Sugestões de esculturas? pedra, bronze, madeira? grande, pequena? uso na mesa? misturado com livros ?

Ieda Korman - Esculturas são sempre bem vindas. As grandes valorizando espaços e trazendo o foco para uma decoração elegante

Já as pequenas em mesas laterais agregadas a poucos objetos como vasos com flores, ou objetos de antiquariato ou design tornam este espaço elegante.

Eu particularmente não aprecio mesas de centro repletas de objetos pois para mim cada um deles tem que ter sua identidade e quando em muita quantidade se confundem.

Uma bela escultura com alguns objetos em um ou dois cantos de uma mesa de centro está ok para mim. O importante é a qualidade de cada um deles 

 

GA - Como usar tapetes ?

Ieda Korman - Hoje em dia tenho utilizado sofás e poltronas com tecidos lisos e portanto o tapete poderá ser estampado tipo Lilian ou Nepalês em estampas modernas o que fica muito interessante.

Quanto aos persas se a decoração é mais tradicional só os utilizo quando são antigos e de coleção.

 

Exploramos o gosto dos moradores por design e arte na área social. O mobiliário, que segue formas arredondadas, se organiza sobre o tapete desenhado por nós. A pintura de Tikashi Fukushima traz movimento para a decoração.

 

Na sala de reunião, o nicho revestido em madeira abriga o aparador em laca cinza chumbo e a TV para vídeo conferências. As faixas de LED iluminam a escultura e criam um ponto de destaque.

 

Trabalhar em casa demanda disciplina e organização. Um ambiente inspirador, como esse, e bem arrumado faz o trabalho render muito mais!

 

 

Quero receber novidades
Preencha o campo Nome e Sobrenome corretamente.
Preencha o campo Email corretamente.