Galeria organiza mostra de tapetes antigos e atuais em novembro
Publicado em:
A tapeçaria volta à cena. É o que escreve Alice Ferraz em sua página especialmente publicada aos domingos no Estadão. No texto de 1/8 com título Tapete mágico, ela destaca a mostra coletiva que será aberta em novembro na Galeria de Arte André, com curadoria de Ana Carolina Ralston, que unirá peças do rico acervo de tapeçarias do espaço junto de perspectivas contemporâneas sobre o têxtil assinadas por nomes recentes. Também haverá artistas brasileiros ou radicados no país já consagrados na linguagem.
Tapeçaria - Manabu Mabe, déc 70
“é mais uma prova incontestável do retorno das tapeçarias e dos tapetes ao gosto de colecionadores e clientes munda afora”
Ferraz resgata aspectos históricos, como a predileção de Luís XIV pelo gênero, com o decorrente financiamento da produção de diversos artistas durante seu reinado. Ela também lembra o recente trabalho da artista francesa Eva Jospin, que recobriu com tapeçarias as paredes do Museu Rodin, em Paris, para o desfile de outono-inverno da grife Dior. Segundo a colunista, “é mais uma prova incontestável do retorno das tapeçarias e dos tapetes ao gosto de colecionadores e clientes munda afora”.
Erivan - Caucasus
O acervo de tapetes da André é composto por peças de origem nas culturas de maior tradição em tecelagem, como Paquistão, Irã, países do Cáucaso e Afeganistão. Também há tapeçarias de artistas já muito prestigiados, como é o exemplo de Manabu Mabe.
Tapeçaria - Manabu Mabe, déc 70
“Há mais de 60 anos temos um acervo importante de tapetes e tapeçaria. Por isso, decidimos buscar diálogos entre criações tradicionais e contemporâneas, misturando esses dois universos”, afirma a proprietária da galeria, Juliana Blau.
Nosso catálogo de tapetes está disponível em nosso site e conta com uma página inteiramente dedicada à história da tapeçaria e à explicação das características da produção de cada uma das culturas.
Fontes:
https://cultura.estadao.com.br/noticias/moda,tapete-magico,70003796223
https://galeriandre.com.br/historia/
Sem título
Tapeçaria abstrata com predominância em amarelo e preto [...]
sem título
Tapeçaria com desenho abstrato, com predominância em amarelo e preto [...]
Fotos
Compartilhe