São Paulo, 467, e suas paisagens urbanas em telas
Publicado em:
A cidade de São Paulo comemora 467 anos neste 25 de janeiro de 2021 e figura na lista das dez maiores e mais populosas do mundo. Uma das principais metrópoles da América do Sul tem bairros com identidades marcadas, diversas tribos e configurações bastante particulares.
São Paulo recebeu uma ampla gama de colonizações e tem hoje uma identidade multicultural, cosmopolita e dinâmica. A todo instante as paisagens se transformam, com novos empreendimentos, comércios e obras, privadas e públicas. Ainda resistem, com dificuldades, prédios, monumentos e praças públicas de diferentes períodos históricos. Uma urbe viva que oferece aos artistas um universo de matizes e formas que apresentam detalhes cotidianos a cada instante.
O estilo hiper-realista foi incorporado ao acervo da Galeria de Arte André ao longo das últimas décadas, inicialmente com Armando Sendin já na década de 80.
Mas foi mais precisamente nos últimos anos que o estilo se tornou notável em volume e qualidade de obras que retratam São Paulo, capturando enquadramentos capazes de trazer à tona essa pulsão tão intensa da grande cidade. No aniversário de 450 anos de São Paulo a Galeria André realizou a exposição "450 x 45" com pinturas, esculturas e objetos de 45 artistas sob o tema São Paulo.
Selecionamos algumas dessas obras na ocasião do aniversário de São Paulo para nutrir nosso olhar com a beleza de nossa cidade.
Avenida Paulista 1919, 2003, Jean Pierre Lacourt
São Paulo 450 anos, 2004, Aldemir Martins
São Paulo Centro, 2020, Ricardo Cherbeluka
Rua Augusta, 2010, André Crespo
Marginal Pinheiros, 2016, Rafael Resaffi
Avenida Angélica, 2013, Rafael Resaffi
Avenida Paulista, 2017, Carlos Eduardo Zornoff
Manhã na Capital, 2020, Adriano Padilha
Fotos
Compartilhe