472 anos de São Paulo, e o olhar artístico sobre a cidade
Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, que completará 472 anos em 25 de janeiro de 2026, a Galeria de Arte André reúne algumas obras que retratam lugares icônicos da metrópole e buscam representar a personalidade única e a história de fundação do maior centro populacional e econômico do país.
Victor Brecheret, Esboço monumento às bandeiras, 1919 - bronze
A obra acima, produzida em bronze por Victor Brecheret em 1919, serviu como esboço do monumento que viria a ser construído no Parque Ibirapuera em 1953, intitulado Monumento às Bandeiras. Em seu esboço inicial, Brecheret utilizou bois de carga como representação da característica predominantemente rural da capital paulista à época.
Rafael Resaffi, Ibirapuera, 2018 - óleo sobre tela
Contudo, devido ao salto industrial ocorrido na cidade nas décadas de 1930 e 1940 do século XX, que transformou São Paulo em um importante centro industrial, os bois foram substituídos pelas figuras dos bandeirantes e de seus acompanhantes, como indígenas e negros, que passaram a ocupar um plano secundário na composição.
Abaixo, também reunimos algumas obras de artistas como Rafael Resaffi, Carlos Eduardo Zornoff, Aldemir Martins e André Crespo. São pinturas que buscam representar o olhar artístico e sensível sobre algumas das localidades mais emblemáticas da cidade e sobre a alma singular de uma das maiores metrópoles do mundo ocidental.
Carlos Eduardo Zornoff, Avenida Paulista, 2017 - óleo sobre tela
Rafael Resaffi, Sala São Paulo refllexos, 2018 - óleo sobre tela
André Crespo, Madrugada, 2012 - acrílica sobre tela
Aldemir Martins, São Paulo 450 anos, 2004 - acrílica sobre tela
Todas as obras citadas nessa página estão disponíveis em nosso acervo, além de milhares de outras peças e centenas de artistas, todos disponíveis para aquisição.
Fotos
Compartilhe












