Versatilidade da escultura de Farré é explorada em mostra
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Margarita Farré, A constelação
A partir de 25 de outubro, cerca de 60 trabalhos, entre tridimensionais e pinturas, além de numerosos itens de documentação, irão compor Margarita Farré – A Leveza da Forma, numa retrospectiva que exibe a força da artista catalã que produziu variada obra a partir dos anos 1980. O recorte na Galeria de Arte André tem curadoria de Octávio Guastini e texto de Mario Gioia.
Margarita Farré, A espera de um povo, 1991 - Bronze
Farré (1939-2024) ganhou perspectivas de nomes fundamentais da crítica de arte nacional, como o de Pietro Maria Bardi (1900-1999). Para ter ideia de como o ostracismo por vezes impera sobre corpus de obra que mereciam mais luzes, em seu basilar Em Torno da Escultura no Brasil, de 1989, o crítico coteja em proximidade trabalhos de nomes como o de Ione Saldanha (1919-2001), Liuba Wolf (1923-2005), Pietrina Checcacci e Maria Helena Chartuni, entre outros. A André tem como uma de suas linhas expositivas resgatar e trazer novas leituras sobre figuras importantes da arte nacional, e tem dado especial atenção a artistas mulheres e escultoras, como Sonia Ebling (1918-2006), uma gigante do tridimensional no Brasil, com mostra apresentada em 2023.
Margarita Farré, Turbulência, Déc.2000 - Óleo sobre tela
No texto que acompanha o catálogo, Gioia destaca a versatilidade da produção da artista, que tem dois vetores de obra bem claros, o abstrato e o figurativo. A abstração ganha as salas expositivas iniciais da retrospectiva. Haverá também a apresentação de pinturas de tamanhos distintos, série menos vista da artista. Catálogos, fotografias e livros, entre outros itens, constituem a porção mais documental da exposição.
Margarita Farré, Figuras no espaço, 1991 - Bronze
“Na faceta mais figurativa do recorte atual, impossível não se fixar em Figuras no Espaço (1991), tanto na versão de maior escala quanto a de menor monta, ponto central na exposição de Farré no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), em SP, no ano de 1992”, escreve ele. “Os corpos que desafiam a altura e se ‘espaldam’ em frágil equilíbrio comprovam a habilidade técnica da artista nesse jogo de volumes e formas da figura humana.”
Margarita Farré, O grito - Ferro, Madeira, Mármore e Vidro
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