Cássio Lázaro explora robustez e dinâmica dos materiais
O vigor de trabalho e as surpreendentes configurações de materiais como o aço continuam a impressionar na produção do mineiro Cássio Lázaro, que ganha a quarta individual na Galeria de Arte André a partir do dia 28 de outubro.
Caracol, Cássio Lázaro - 2009
O artista mineiro radicado em São Paulo participou de importantes exposições institucionais, como a Bienal de São Paulo, em 1975, e o Panorama da Escultura Brasileira, no MAM-SP, em 1980. Peças de sua autoria estão em relevantes coleções nacionais, dos EUA, da França, e da Suíça, entre outros países.
A mais recente mostra de Lázaro no espaço foi Segmentos, em setembro de 2019 e que fazia parte da programação especial da galeria em razão dos 60 anos de atividade à época. “O ritmo é uma qualidade preciosa de suas esculturas. (...) A textura de uma peça escultórica pode ser lisa, rugosa, conter protuberâncias, reentrâncias, sulcos. Ela constitui a superfície da escultura, a pele em que ela habita, de fundamental importância para a vista e para o tato e que confere à obra uma dimensão mágica”, escreve Enock Sacramento para o recorte.
Musa de Cássio, Cássio Lázaro - 2021
Em Formas, Tramas, Volumes, a curadoria é de Octávio Guastini e o texto é de Sylvia Werneck. Mais de 50 peças, entre tridimensionais e relevos, serão representados, todos inéditos. Há um destaque de trabalhos que se fundamentam na geometria, mas não só, já que algumas esculturas têm fortes elos com a figuração.
“Diferente de muitos de seus contemporâneos, ele sente necessidade de executar, ele próprio, a maioria dos processos envolvidos na construção de suas obras. Ainda que haja um planejamento, é durante o processo que algumas decisões serão tomadas, à medida que as chapas metálicas vão sendo transformadas”, diz Werneck sobre as novas séries. “Com frequência, o trabalho exige o uso de força bruta - marretar, queimar e serrar são atividades corriqueiras no ateliê. Ainda assim, o artista mantém uma relação harmoniosa com o material que tem diante de si.”
Guardanapo grafite, Cássio Lázaro - 2023
Fotos
Compartilhe