Dakir Parreiras

Dakir Parreiras

Biografia

Dakir Parreiras (Niterói, Rio de Janeiro, 1894 – Idem, 1967)Filho mais novo do renomado pintor Antônio Parreiras (1860-1937), Dakir segue a carreira do pai. Cursou o secundário no Colégio Abílio, em Niterói, Rio de Janeiro. Começa a aprender ...

Biografia completa

Dakir Parreiras (Niterói, Rio de Janeiro, 1894 – Idem, 1967)

Filho mais novo do renomado pintor Antônio Parreiras (1860-1937), Dakir segue a carreira do pai. Cursou o secundário no Colégio Abílio, em Niterói, Rio de Janeiro. Começa a aprender a pintura com o pai, com quem viaja, em 1908, a Belém e a Paris, onde continua sua instrução artística.

Expõe pela primeira vez na Exposição Geral de Belas Artes de 1911 e recebe menção honrosa de segundo grau. Dois anos depois, voltou à capital francesa e manteve um ateliê com o pai e o primo, o pintor Edgar Parreiras (1885-1964). Inscreve-se na Académie Julian.

A partir de 1913, é encarregado da decoração dos navios e das agências da companhia de navegação Lloyd Brasileiro.

Em 1915, expõe com Antônio Parreiras na Escola Nacional de Belas Artes (Enba). Tornou-se professor do Instituto de Educação de Niterói. Participa de diversas Exposições Gerais: em 1922, expõe Convalescente, obra que lhe vale a medalha de bronze; em 1930, A Hora do Milho e Lac de Vincennes, premiado com a medalha de prata; e, em 1964, seu último salão, exibe Canal Grande, Veneza e Mau tempo. Também participa de salões em São Paulo.

Há obras suas nos palácios de governo de Porto Alegre e Florianópolis. Realiza panos de boca para teatros das cidades paulistas de Campinas e Ribeirão Preto. O Museu Antônio Parreiras, em Niterói, possui três quadros de sua autoria.

Tem interesse em vender uma obra desse artista? Clique aqui.

Dakir Parreiras

Obras deste artista

Galeria de Arte André
Cadastre-se e receba notícias em primeira mão