Gilles Eduar

Gilles Eduar

Biografia

Gilles Eduar nasceu em São Paulo, em 1958. Formou-se em arquitetura, pela Universidade de São Paulo. É músico, escritor, pintor, autor e ilustrador.Sempre gostou de desenhar. Começou a escrever na adolescência, quando descobriu a poesia do surrealista Robert ...

Biografia completa

Gilles Eduar nasceu em São Paulo, em 1958. Formou-se em arquitetura, pela Universidade de São Paulo. É músico, escritor, pintor, autor e ilustrador.

Sempre gostou de desenhar. Começou a escrever na adolescência, quando descobriu a poesia do surrealista Robert Desnos (1900-1945). Com 17 anos, iniciou seus estudos musicais; toca clarinete e sax.

Durante os anos 1980 participou das bandas Zero e Luni e do grupo de teatro Lili W. Em 1988 publicou seu primeiro livro de poesia, Olhar Etrusco.

Na década de 1990 foi morar na França, onde descobriu a literatura infantil. Viveu dez anos na Europa. Publicou como autor e ilustrador mais de 15 títulos pela editora francesa Albin Michel Jeunesse, com títulos traduzidos em 10 idiomas.

Voltou ao Brasil, em 2000 e desde então vem sendo publicado pela Companhia das Letrinhas, WMF Martins Fontes, Jujuba, Ática, Laranja Original, Ameli e Bayard (França). Em 2008 recebeu o Prêmio Jabuti com o livro Alfabeto de Histórias e em 2019 o Prêmio Fnlij, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, pelo livro História da Terra 100 Palavras.

Atualmente trabalha com artes visuais e ministra seminários e oficinas sobre narrativas visuais e processo criativo. Sempre que pode, se dedica à música. Em 2019, comemorando 35 anos em Obras, lançou seu segundo livro para adultos, Pequenas Histórias de Amor e Morte, e realizou a exposição de pintura Tantos Mundus.

Em 2020|21, durante a pandemia, se dedicou a realização deste site e à seis livros, três deles chegaram diretamente nas casas de muitas famílias.

Tem interesse em vender uma obra desse artista? Clique aqui.

Gilles Eduar

Obras deste artista

Galeria de Arte André
Cadastre-se e receba notícias em primeira mão