Lara Matana

Lara Matana

Biografia

 A artista Lara Donatoni Matana, natural de Andradina no interior paulista, propôs-se a um desafio que vai além dos horizontes que o olho humano pode capturar. A menina, que descobriu a arte de forma autodidata, não imaginava que ...

Biografia completa

 

A artista Lara Donatoni Matana, natural de Andradina no interior paulista, propôs-se a um desafio que vai além dos horizontes que o olho humano pode capturar. A menina, que descobriu a arte de forma autodidata, não imaginava que estaria iniciando sua trajetória rumo a uma assinatura única na história da arte contemporânea brasileira.

Aos 22 anos, entra em contato com a Arte, tendo formação somente em cursos livres e pesquisas individuais de materiais buscando encontrar sua linguagem própria.

A partir de 2000, procura nas poéticas em abstração formal, descobrindo nas possibilidades intrínsecas da madeira a sua verdadeira matéria prima de trabalho. Lara utiliza apenas troncos e madeiras descartadas ou árvores caídas, pois acredita no dever  da conscientização ambiental em prol da sustentabilidade.

A artista dedica-se ao estudo continuo de técnicas de escultura para atingir todas as possíveis formas, e algumas intangíveis, de trazer a arte natural existente em cada restolho de lenha que trabalha.

Em 2008, um ano após sua entrada na Academia Brasileira de Belas Artes, teve sua elevação de grau para a cadeira nº 2, cujo patrono é o pintor Henrique Bernardelli. Destaca-se ainda a participação no Salão Jovem Arte Matogrossense e a idealização de escultura que serviu como o “Troféu Guará” do Festival de Cinema Ambiental de Mato Grosso.

Da mesma forma que Lara busca sua conexão com o divino através da prática espiritual, as árvores o fazem por meio de suas raízes, através das quais deixam marcas no solo terrestre em busca do equilíbrio e da consonância com a essência do planeta.

Hoje em dia, ela vive em sua própria vila, como ela mesmo chama, que integra a sua casa, o atelier, a galeria e seu estúdio de Yoga, onde leciona aulas semanais, na cidade de Valinhos, região de Campinas, no interior de São Paulo.

Tem interesse em vender uma obra desse artista? Clique aqui.

Gostaria de vender minha obra de arte

Lara Matana

Obras deste artista

Obras vistas recentemente