Carlos Augusto Martins Lacaz (São Paulo, São Paulo, 1948). Artista multimídia, ilustrador, designer, desenhista, cenógrafo. A produção de Guto Lacaz, como é conhecido, transita entre o design gráfico, a criação com objetos do cotidiano e a exploração das possibilidades tecnológicas na arte, geralmente à base de humor e ironia.
Lacaz forma-se em eletrônica industrial pelo Liceu Eduardo Prado, em São Paulo, em 1970, e em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos (SP), em 1974. Entre 1978 e 1984, leciona comunicação visual e desenho de arquitetura na Faculdade de Artes Plásticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Em São Paulo, leciona em colégios, cursos livres e no curso de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes.
No ano da formatura em arquitetura, Lacaz já demonstra o estilo bem humorado que permearia sua obra, ao criar Crushfixo (1974), que consiste numa garrafa de refrigerante fixada num bloco de gesso. Outro bom exemplo de humor é Fuscão Preto no Acapulco Drive-In (1981), no qual, por meio de uma maquete, associa a canção popular "Fuscão Preto", gravada naquele mesmo ano pelo Trio Parada Dura (1971), à música de vanguarda "Acapulco Drive-In", do compositor Arrigo Barnabé (1951).
Vários de seus trabalhos relacionam-se ao universo da mídia e do consumo, como Óleo Maria à Procura da Salada (1982), em que uma lata de óleo se desloca em uma bandeja equipada com radares, e Ono (1991), obra em homenagem ao arquiteto Walter Ono, criada a partir de uma embalagem de sabão em pó.
Lacaz realiza também grandes instalações, como Auditório para Questões Delicadas (1989), na qual faz uma intervenção no Parque Ibirapuera, em São Paulo. No meio do lago do parque, instala sequências de cadeiras, que, por meio de estruturas ocultas, parecem flutuar na água. Em Cosmos (1991), definida pelo artista como uma livre interpretação da mecânica do universo, dispõe, em uma sala escura, pedestais de diferentes alturas, cujos motores elétricos fazem com que pequenas esferas brancas descrevam orbitais que variam em direção, diâmetro e velocidade. Ao percorrer a instalação, o espectador tem a sensação de estar caminhando por entre os corpos celestes.
Lacaz realiza ainda diversas performances, como nos espetáculos Máquinas II (1999) e Eletro Performance (1984), que têm como participantes a atriz Cristina Mutarelli (1957), o arquiteto Javier Borracha (s/d) e o irmão do artista Nenê Lacaz (s/d), entre outros.
O artista marca presença também no mercado editorial, seja como editor de arte das revistas Around/AZ e Via Cinturato, seja como ilustrador dos livros Crescente: 1977-1990, de Duda Machado (1944); Num Zoológico de Letras, de Régis Bonvicino (1955); e Balé dos Skazka's, de Kátia Canton (1962). Em 2005, publica o livro Desculpe a Letra, que reúne desenhos realizados para a coluna da jornalista Joyce Pascowitch (1954), no jornal Folha de S. Paulo.
Embora formado em arquitetura e eletrônica industrial, é nos universos artístico e editorial que Guto Lacaz desenvolve sua trajetória. Explorando o design gráfico e as tecnologias possíveis na arte, usa signos do cotidiano, parte deles relacionados ao consumo, para criar obras caracterizadas, em grande parte, pela ironia.
Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural