Alessandro Giusberti nasceu em Bologna, Itália, em 1955.
Estudou no Liceo Artístico e na Accademia de Belas Artes de Bologna, na Itália.
Começou a desenhar com 5 anos e com 11 anos iniciou seus estudos na técnica do óleo. Em mais de 40 anos de pesquisa, hoje Giusberti domina várias técnicas e diferentes estilos.
Sua primeira paixão foi Van Gogh. Aos 20 anos apaixonou-se por Rembrant,Velasquez e pela arte européia. No início dos anos 70 redescobriu o surreal e usou imagens de quadros de grandes artistas sobrepostos uns sobre os outros, em infinitas misturas de metas e técnicas.
Restaurou o teto do Palácio de Notaires, em Bologna, feito no século XIV. Viajou para a França e Espanha onde viveu por 2 anos estudando arte dentro dos museus. Expôs na Alemanha, Espanha e nos Estados Unidos antes de chegar ao Brasil em 1983, onde, atualmente, mantém um bom mercado para suas obras. Desde 1989 pinta imagens em movimento.
Em 1982 recebeu medalha de ouro no II Concurso Internacional de Pintura e Escultura em Fiera di Modena, Itália. Em 1981 ganhou medalha de prata na IV Biennale Nazionale di Pittura Contemporanea - VII Premio Artisti fuori concorso - San Leo (Pesaro), Itália e no mesmo ano o Prêmio Nacional de Pintura do Valle del Savena, Bologna, Itália.
Participa de exposições desde 1975 em diversas galerias e no Museu Brasileiro da Escultura MuBE, em 1995, na Itália, nos Estados Unidos, na Espanha e na Alemanha.
Em 2001 retornou à Europa e voltou a residir em Bologna na Itália.