Vicente Caruso

Vicente Caruso

Biografia

As pin-ups foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial. Estampavam calendários que eram carregados pelos soldados. Combinando inocência e volúpia, elas passaram a ocupar as casas e estabelecimentos comerciais brasileiros anos mais tarde. Não demorou muito para que ...

Biografia completa

As pin-ups foram criadas durante a Segunda Guerra Mundial. Estampavam calendários que eram carregados pelos soldados. Combinando inocência e volúpia, elas passaram a ocupar as casas e estabelecimentos comerciais brasileiros anos mais tarde. Não demorou muito para que as ilustrações das garotas belas e curvilíneas ganhassem as campanhas publicitárias.

No Brasil, o artista Vicente Caruso (1912-1986) foi um dos responsáveis por adaptar o estilo americano à realidade brasileira. Atento à anatomia das brasileiras, ele ilustrou dezenas de calendários entre as décadas de 1940 e 1970, todos distribuídos por grandes marcas em cartazes de publicidade de Cia de Pneus, Fabrica de Colchões e outros.

Outros trabalhos mostram índias, caipiras, cenários do interior, aldeias, e as belas moças que serviram de modelos para seus belos quadros.

Pouquíssimas pessoas no Brasil conhecem ou pelo menos ouviram falar de Vicente Caruso. Menos ainda são capazes de saber quem ele foi e o que fez de relevante em seus 74 anos de vida. No entanto, centenas de milhares, talvez milhões de brasileiros fazem questão de exibir nas paredes de suas casas uma figura de Cristo que é reprodução de um famoso quadro pintado por ele. Por que isso acontece? Por que a maior parte das pessoas que adquiriam a pintura por achá-la bonita não se preocupava em olhar a assinatura e saber o nome do autor. Em muitos casos, inclusive, não aparecem a assinatura e o nome do autor, graças à ação de espertalhões, que em atos de autêntica pirataria, imprimem a gravura sem autorização e ainda cometem a ousadia de, em flagrante desrespeito à memória do artista, apagar o seu nome.

Além do Cristo, que foi reproduzido em gravuras que estão espalhadas por todo o Brasil, pintou centenas de outros que foram adquiridos pelos apreciadores do seu trabalho.

Se Vicente Caruso tivesse pintado apenas o Cristo em toda a sua vida, já teria méritos suficientes para ser admirado, mesmo depois de 20 anos da sua morte. Sua obra artística, no entanto, é muito mais ampla e apresenta e se materializa em diversos outros motivos: natureza morta, paisagens, figuras. E acima de tudo os seus nus.

Ninguém, como ele, soube transportar para a tela a beleza da mulher brasileira, o frescor da sua pele e aquele algo mais que poucas mulheres no mundo conseguem mostrar. E não fica nisso.

E os calendários que ele pintou, como as feitas todos os anos para a indústria de pneus GoodYear , especialmente a comemorativa do quarto centenário da fundação de São Paulo, em 1954? Até hoje são guardadas com carinho por muita gente. E muitas outras. Incluindo as que desvendavam os naturais encantos da índia brasileira.

Enfim, uma obra imortal, a que nos foi legada por Vicente Caruso.

Caruso nasceu no interior de São Paulo, em São Carlos, mas morou por muitos anos na capital, em bairros como Aclimação e Ipiranga. Na rua Augusta manteve seu ateliê até o falecimento.

Fontes: Pintores Caruso, por Rubens Caruso em 17 de julho de 2008; e Catraca Livre, publicado em 17 de setembro de 2014.

Tem interesse em vender uma obra desse artista? Clique aqui.

Vicente Caruso

Obras deste artista

Galeria de Arte André
Cadastre-se e receba notícias em primeira mão